IFTM capacita jovens e adultos para o mercado industrial

IFTM

IFTM capacita jovens e adultos para o mercado industrial

O Instituto de Formação Tecnológica de Moçambique (IFTM) deu início em abril às atividades do ano letivo. Com a oferta de cursos de Mecânica e Elétrica Industrial, o objetivo da instituição é prover formação tecnológica de qualidade contribuindo com a inserção de moçambicanos no mercado de trabalho.

Inaugurado em 2021, o IFTM foi fundado pela empresa brasileira Icro Group, que atua há 67 anos na gestão de ativos físicos industriais e implantação de programas de manutenção preditiva. Por meio do instituto, a empresa visa contribuir com a elevação do índice educacional de Moçambique, fortalecendo a geração de emprego e renda.

“Quando nós chegamos aqui em Moçambique em 2012, há quase 10 anos, sentimos um déficit muito grande de capacitação técnica dos profissionais. O nosso portfólio exige uma capacitação mais elevada que o normal, pois são técnicas avançadas na parte de Engenharia de Manutenção. Diante dessa percepção, resolvemos criar a escola e hoje, temos a oportunidade de sermos formadores de pessoas qualificadas para o setor industrial”, conta Carlos Fávaro presidente da Icro Group.

Segundo Fávaro, as especializações que mais se destacam são Mecânica e Elétrica Industrial. “Não visamos quantidade, o nosso intuito é formar profissionais de qualidade. Não adianta formar 400 pessoas que não estarão qualificadas para ingressarem no mercado. O que nos motiva é criar uma escola com estrutura diferente, de sala, de ambiente, de atendimento e acolhimento. Mais que um curso técnico, uma escola em que pudéssemos formar cidadãos com autoestima elevada, com o entendimento de que podem realizar grandes conquistas”, relata o presidente da Icro Group.

Estrutura

O Instituto de Formação Tecnológica de Moçambique é certificado pela Autoridade Nacional de Educação Profissional (ANEP), órgão regulador que garante a qualidade de Ensino Profissional em Moçambique. Atualmente, o Instituto conta com 4 salas de aula, que comportam até 30 alunos. O IFTM também possui biblioteca e sala de informática para uso dos alunos. As aulas são presenciais e ministradas por especialistas contratados. Vale destacar que a instituição segue rigorosamente os protocolos de prevenção da COVID19.

Inscrições e requisitos

Para participar dos cursos oferecidos pelo IFTM, o jovem precisa ter a 10ª classe. Como as aulas já começaram, não é mais possível se inscrever neste ano. Mais informações sobre os cursos, conteúdo programático e novo período de inscrições podem ser obtidas por meio do site: www.iftm.co.mz ou presencialmente, na sede da instituição, localizada na Estrada Nacional n. 7, Bairro Chingodzi, Condomínio Living Better – Tete – Moçambique.

Deixe uma resposta