Gestão de ativos

Diagnóstico e Implementação de Gestão de Ativos

A ICRO busca sempre a garantia de que os procedimentos e serviços serão realizados de forma sustentável e com boa relação custo-benefício, trabalhando para uma melhor tomada de decisões em suas avaliações.

O protocolo ICRO para Diagnóstico e implementação do processo de Gestão de Ativos busca identificar as prioridades de cada fábrica, visando maximizar os resultados dos seus negócios atrelados à performance de seu parque de máquinas.

"A Gestão de ativos consiste no gerenciamento do ciclo de vida dos ativos físicos de uma companhia de forma a permitir que a estratégia operacional desenvolva e mantenha as capacidades requeridas para a obtenção sustentável dos objetivos definidos para o negócio."

European Asset Management Committee2013

Estudo de Integridade Estrutural

Estudo do comportamento cinemático e dinâmico das estruturas e dos equipamentos nas condições de projeto e operação, que associado ao levantamento das propriedades mecânicas, avalia seu comportamento à fadiga e calcula a vida remanescente, além de propor ações para aumento da expectativa de vida.

Gestão de Suporte para Manutenção

A ICRO busca garantir a manutenção dos níveis de segurança e confiabilidade de um equipamento, restaurando a capacidade de um equipamento antes da ocorrência de uma falha. Esses recursos para tais tomadas de decisões, se apoiam na organização de um banco de dados com informações que permitem aperfeiçoar o desempenho de um equipamento através de melhorias de projeto, visando o menor custo e o aumento do ciclo de vida do ativo.

Análise de Confiabilidade Quantitativa

As análises de confiabilidade sejam por abordagens qualitativas, sejam por abordagens quantitativas, buscam, dentro da Gestão de Ativos, estabelecer as melhores práticas através de metodologias de confiabilidade estruturadas, as quais permitem decisões consistentes quanto a melhor maneira de lidar com o ativo durante todo o ciclo de vida.

Estratégias de Manutenção Baseadas em Confiabilidade

As estratégia de manutenção baseadas em confiabilidade, consiste na utilização de ferramentas como RCM, RbM, FMEA etc.. objetivando o monitoramento confiável da estratégia e dos planos de manutenção, garantindo assim, a estabilidade e a segurança das operações.

Uma boa manutenção começa com a organização dos elementos

Análise de Falha

A Análise de Falhas é, antes de qualquer coisa, um processo de investigação, baseado em métodos científicos que lança mão de diversas disciplinas da engenharia, tais como ciência de materiais, coleta de dados de campo, simulações numéricas, análises físico-químicas e metalográficas, modelagem probabilística etc., tendo em vista a definição da causa raiz do problema e a devida prescrição para a correção do mesmo.

Estudos de Life Cycle Cost

A ICRO atua realizando a gestão dos ativos de seus clientes, com o objetivo de garantir o máximo de vida útil, confiabilidade e disponibilidade das máquinas e equipamentos. Tal gestão refere-se a todo o ciclo de vida de um ativo, desde sua aquisição até o seu descarte. Para tal atividade devem ser considerados todos os controles necessários para garantir o registro de detalhes e valores de um ativo, condizentes com os dados registrados no sistema/software utilizado, facilitando o controle da manutenção, assim como das reparações, reposições e reconciliação do balanço do estoque.

Gestão de Riscos

A gestão de riscos compõe uma série de processos e procedimentos específicos, os quais têm o objetivo de corrigir deficiências e evitar falhas que comprometam os ativos e sua produtividade, além de gerar valor para a companhia. Essa qualidade de gestão
envolve também a identificação de oportunidades que enriqueçam o valor de mercado e a infraestrutura do negócio como um todo.

Gerir os riscos significa, além disso, estabelecer estratégias que proporcionem um equilíbrio entre as metas a serem cumpridas e as diversas ameaças que as rodeiam.